quarta-feira, 29 de julho de 2015

Grace Kelly, loira gelada mas que faz derreter corações

"A heroína ideial de Hitchcock era a "loira descarada", uma mulher aparentemente formal e respeitável, mas que reagia de modo mais sensual quando estimulada pela paixão ou pelo perigo. Nas próprias palavras de Hitchcock, "senhoras que se tornam prostitutas quando estão no quarto". O seu apelo contrastava com o estilo glamoroso de Marilyn Monroe, apenas abertamente sexual." (Bergan 2008, 306)


Grace Kelly é, de facto, o arquétipo de loira de Hitchcock. Diferentemente de loiras de sensualidade explosiva como Marilyn Monroe e Mae West, Grace Kelly era a loira gelada, reservada, elegante, mas dotada também de uma sensualidade que apenas estava meia ocultada. Ao pé de Audrey Hepburn, Grace Kelly é a atriz mais elegante do cinema dos anos 50. Uma morena, uma loira. As duas magras e sofisticadas. A grade diferença é que enquanto Audrey tem uma beleza próxima das pessoas, Grace Kelly, tendo uma beleza gelada, não desperta uma proximidade tão acentuada com os espectadores.



Talentosa, Grace Kelly conseguiu ganhar um óscar de melhor atriz pelo filme The Country Girl que eu ainda não vi.

Grace não tem exatamente um rosto singular que lhe permita distanciar-se de outras caras, além de que é difícil fazer uma caricatura da sua face quase perfeita. O que posso distinguir é o seu porte altivo. Eu acho Grace Kelly das atrizes mais belas do cinema. Apenas vejo uma imperfeição. O seu queixo. Poderia ter o rosto mais afunilado e menos largo por baixo da boca e das bochechas. Ainda assim, é um deslumbrante rosto.

















Citação retirada do livro "Cinema" de Ronald Bergn, de 2008 (o original é de 2006) e editado em Portugal pela Civilização

Sem comentários:

Enviar um comentário